20 junho 2012

A Morte da Rádio Clube de Matosinhos

O choque chegou ontem à noite, quando resolvi mostrar à minha cara metade (que é alfacinha) uma das rádios que mais alegrias me deu nos tempos da faculdade. Fiquei a saber que foi vendida em Agosto de 2011 (e ao preço da chuva) a Luíz Montez, proprietário da Música no Coração, o qual a converteu na Rádio Nostalgia...

As madrugadas na companhia do locutor Manuel Monteiro, que raramente parecia estar sóbrio, eram únicas. "Boa noite para quem é da noite, bom dia para quem é do dia". Assim começava a emissão dos Donos da Noite, pela voz do auto-intitulado Príncipe da Rádio. Mas para nós era o Rei. Num desses dias em que o escutávamos atentamente, resolvemos gravar (com o telemóvel encostado à coluna do carro) um pouco das pérolas proferidas por este locutor local. E de facto qualquer momento que resolvêssemos gravar seria bom. Desde as publicidades à Pastelaria Arco-Íris em Gaia, até aos devaneios e histórias pessoais do próprio. Os discos pedidos dos ouvintes também faziam justiça ao espírito da coisa.
A rádio fechou já o ano passado. E tivesse eu sabido! Tinha-me juntado de alma e coração aos protestos daquela gente que com toda a razão do mundo protestou contra o encerramento de uma rádio que lhes fazia companhia.

Rapidamente questionei-me qual seria o futuro deste homem nos tempos que correm. Descobri um grupo no Facebook chamado Rádio Local para Matosinhos, onde li um pedido de apoio a Manuel Monteiro (com data de 5 de Junho de 2012). Passo a citar (com erros e tudo): "AMIGOS PRECIZAM-SE: O Manuel Monteiro (figura bem conhecida da rádio nortenha) está a passar por um momento tremendamente difícil. Sábado, dia 9, celebra mais um aniversário e realiza um almoço no restaurante Pedro dos Frangos, rua do Bonjardim, 223, sala 2, no Porto. O custo será de 20€ e certamente que parte desse custo reverterá para ele. Marcações pelo telemóvel 919 879517".

Entristeceu-me. Obrigada Manuel Monteiro! Para nós será sempre o Rei da Rádio!

A gravação que fizémos:



Os protestos:

Sem comentários:

Enviar um comentário